Home » Guia prático sobre como escolher a sua secretária de estudo e escritório

Guia prático sobre como escolher a sua secretária de estudo e escritório

secretaria

Em casa como no escritório, ter uma secretária é essencial para ter um espaço dedicado onde possa trabalhar no seu PC ou estudar sem ser perturbado.

Em tempos de smart working e flexibilidade do posto de trabalho como os que vivemos, a secretária permanece sempre o protagonista do escritório contemporâneo.

A secretária ajuda a optimizar o espaço e a organizar os melhores documentos e livros de que precisa, por isso é importante ter prateleiras para encomendar tudo o que precisa quando estuda ou trabalha. É claro que as melhores secretárias devem ser funcionais e por isso ter o espaço certo na bancada para colocar o PC, fixo ou portátil, o monitor e os dispositivos de entrada e saída tais como teclado, rato, impressora, scanner, etc.

Mesmo sendo frequentemente subestimada, a qualidade de uma secretária, bem como a sua aparência e tamanho, têm um impacto significativo na sua produtividade. Por este motivo, ao escolher uma secretária, é importante avaliar tanto o seu tamanho como os materiais que a compõem, bem como as prateleiras e gavetas com que está equipada. A secretária é também um instrumento de trabalho e deve, portanto, satisfazer os critérios de praticidade e eficiência, bem como de conforto.

Secretária De Escritório Industrial Moderna De Metal 100x50 Design London
Secretária De Escritório Industrial Moderna De Metal 100×50 Design London

Como escolher a secretária para o escritório e para o estudo?

Secretária de Escritório Branca Moderna Elegante 140x60x75cm Leonardo
Secretária de Escritório Branca Moderna Elegante 140x60x75cm Leonardo
Secretária de Escritório 90x45x148cm Branca Madeira Moderna Ester
Secretária de Escritório 90x45x148cm Branca Madeira Moderna Ester
Secretária Moderna de Madeira Branca Quarto Escritório 120x60x74cm Labran
Secretária Moderna de Madeira Branca Quarto Escritório 120x60x74cm Labran
Secretária Escritório Estúdio Quarto Moderna 90x40x74cm Madeira Netenya
Secretária Escritório Estúdio Quarto Moderna 90x40x74cm Madeira Netenya

Analisamos portanto em detalhe quais são os principais factores a ter em conta ao decidir comprar a mesa de trabalho que melhor se adapta às suas necessidades.

  1. Dimensões

    O primeiro factor a ter em consideração antes de comprar é sem dúvida o tamanho da secretária e a sua localização. Conhecer a localização e o tamanho requerido é um dos requisitos fundamentais para fazer uma escolha consciente. Antes de iniciar a investigação, é essencial tomar as medidas do espaço em que se pretende colocar a secretária: no escritório, em casa, numa sala dedicada, num espaço aberto, num estúdio profissional ou no quarto. As características do espaço de trabalho mudarão de acordo com a função a desempenhar. Para compreender melhor, uma secretária posicionada à entrada para recepção será certamente diferente da que se encontra dentro de um escritório operacional.

    O tamanho é, portanto, uma variável fundamental que é sempre bom de considerar, especialmente se o espaço disponível for pequeno. Mesmo que as secretárias tenham geralmente tamanhos padrão, é sempre melhor evitar o risco de comprar um modelo que seja demasiado grande ou demasiado pequeno para o espaço que temos disponível. A altura de uma secretária varia geralmente de 74 a 80 centímetros, pelo que teremos de comprar um produto que também tenha em conta a altura da cadeira para ter o máximo conforto e uma postura correcta ao utilizá-la. No mercado, contudo, não é raro encontrar modelos de mesas ajustáveis que lhe permitem mudar a altura da bancada de trabalho para a adaptar perfeitamente à sua altura.

    Contudo, para além da altura da secretária, a largura e o comprimento da mesa também são importantes, porque é precisamente sobre a secretária que colocará o seu computador portátil ou monitor de secretária, bem como documentos e livros, e outros itens e acessórios essenciais para o seu trabalho ou estudo. Por isso, toma bem as medidas!

  2. Organizar o espaço

    Outro aspecto a considerar no momento da compra é a estrutura da secretária que está directamente relacionada com a funcionalidade e optimização do espaço de que necessita.

    Estruturada
    Se necessitar de espaço para guardar documentos ou livros, para posicionar a mala de secretária ou outros acessórios de que necessita, será melhor optar por uma secretária com um desenho bem estruturado, um modelo que forneça, além da bancada de trabalho, componentes adicionais que ajudem a optimizar o espaço e a organizar melhor o trabalho ou o material de estudo. No mercado pode facilmente encontrar secretárias que têm gavetas, compartimentos para PC e para a mala de computador: são modelos combinados com prateleiras laterais e várias outras prateleiras e por vezes também integram uma estante onde pode colocar documentos, livros, papelaria, artigos pessoais e bibelôs de todos os tipos, de modo a criar um canto dedicado.

    Basic
    Para aqueles que procuram um produto mais simples e não precisam de muitos compartimentos porque tudo o que precisam é de uma superfície plana, podem optar por uma mesa compacta. Este modelo tem uma estrutura que ocupa uma pegada extremamente pequena: é uma solução ideal para ser colocada em espaços pequenos e permite um movimento fácil e rápido, além disso, muitos tipos têm frequentemente uma prateleira retráctil sobre a qual armazenar o teclado e o rato que não ocupará espaço sobre a secretária. Aqueles que tendem a comparar preços notarão que são os mais baratos, adequados para aqueles que têm um orçamento pequeno e para aqueles que querem ter um canto profissional na casa sem ter de renunciar à funcionalidade.

    Secretária De Escritório De Design Industrial Com Estante De Metal Aberta 120x62 Cambridge
    Secretária De Escritório De Design Industrial Com Estante De Metal Aberta 120×62 Cambridge

    Secretária de canto
    No entanto, se houver pouco espaço disponível mas ainda for necessário um móvel maior, a melhor solução é inclinar-se para as secretárias de canto, as chamadas secretárias em forma de L ou península. Estes modelos são um exemplo perfeito de praticidade e foram concebidos para ocupar apenas um canto da sala e assim ocupar espaço adicional que de outra forma ficaria por utilizar. Precisamente devido à sua forma, estas carteiras podem ser uma boa escolha para aqueles que trabalham com vários monitores lado a lado ou que utilizam um grande número de objectos porque o seu tamanho é melhor explorado graças à continuidade do tampo de trabalho.

  3. Design

    Outro aspecto a não subestimar é o design da secretária. Se é verdade que a funcionalidade e a optimização do espaço são fundamentais na escolha do nosso mobiliário de trabalho, também é verdade que a atenção ao estilo e ao design é igualmente importante.

    Uma secretária que tem tudo o que precisa pode, no entanto, não ser adequada para o seu escritório, estúdio profissional ou casa porque pode ter uma cor e um estilo que não combinam com o resto do mobiliário.

    Para remediar isto, o mesmo modelo é frequentemente fabricado no mercado em cores diferentes para que se possa selecionar uma tonalidade e um estilo mais adequados ao ambiente em que a secretária será colocada uma vez adquirida.

    Aqueles que preferem o estilo clássico e elegante terão de se orientar sobre cores escuras, como o preto ou o carvalho, mesmo que a verdadeira sombra seja reproduzida. Para o quarto das crianças a luz e as cores neutras como o branco são melhores, pois um produto com esta tonalidade estimulará a criatividade e tenderá a tornar mais alegre o local onde fazem os seus deveres.

  4. Material

    A selecção de materiais utilizados para a secretária é um aspecto importante não só em termos de estilo mas também em termos de funcionalidade. O material de que é feita uma secretária é um elemento decisivo que afecta o preço, qualidade e durabilidade do mobiliário, pelo que terá de considerar o orçamento disponível se, por exemplo, quiser escolher uma secretária de madeira em vez de metal.

    A madeira é o material mais clássico e tradicional, mas também o mais caro porque é mais adequada para carteiras importantes a serem colocadas em escritórios executivos. Para tentar limitar o seu dispêndio, pode optar por mesas de MDF. Há muitos modelos com este material hoje em dia porque são muito resistentes, especialmente se tiverem uma espessura consistente. Muitas vezes as secretárias feitas com esta variante, combinam um revestimento especial chamado melamina, que é um dos materiais mais adequados para tampos de trabalho destinados a uso intensivo, porque a sua alta qualidade torna-os imunes a riscos e choques, e tem excelentes características de durabilidade ao longo do tempo.

    Considerando também a estrutura da mesa, esta deve ser apoiada por pernas sólidas, melhor se for feita de metal com espessura suficiente, com a presença de borracha debaixo dos pés que evitará causar danos no chão quando se pretende movê-la.

    Secretária Industrial Moderna De Metal 140x60 Design Milwaukee
    Secretária Industrial Moderna De Metal 140×60 Design Milwaukee
  5. Preço

    Concluímos este guia de compras analisando outro aspecto que deve ser inevitavelmente tomado em consideração, nomeadamente o preço, ou melhor, a relação qualidade/preço.

    Como dissemos no parágrafo anterior, os materiais que compõem uma secretária afectam não só a sua durabilidade mas também o custo final, por isso, antes de comprar o produto, é muito importante que tenha em conta como e com que frequência será utilizado. Existem vários tipos de secretárias no mercado, cada uma concebida para um fim específico: claro que o design e a estética querem a sua parte, mas também é verdade que é inútil comprar uma secretária se esta for usada raramente, tal como não é boa ideia poupar dinheiro concentrando-se num modelo barato se o usarmos todos os dias ou se o usarmos constantemente. Assim, o nosso conselho é avaliar bem as suas prioridades e comprar o modelo mais adequado para o tipo de trabalho que deseja fazer.

Desta forma, a escolha de uma secretária mais adequada ao seu trabalho irá melhorar o seu bem-estar e produtividade.